READERS

PENSE NISSO!!!

"Você nasce sem pedir e morre sem querer... Por isso aproveite o intervalo(VIDA) SENDO FELIZ!!!!


SE FOR FAZER PROVA, AQUI TEM AS APOSTILAS PRÁ VOCE ESTUDAR, VEJA A DIREITA EM "LINKS UTEIS"



PARA QUEM FOR FAZER PROMOÇÃO DE CLASSE TEM UMA APOSTILA ESPECÍFICA COM DICAS PARA MEMORIZAÇÃO, VEJA... EM "LINKS ÚTEIS"



QUER SABER SOBRE DATAS DE PROVAS, VEJA EM LABRE - "LINKS ÚTEIS" ABAIXO A DIREITA




VEJA AO LADO DA PAGINA "MENU" CLIC NO LINK FENARCOM PRÁ VER FOTOS E VIDEOS DA MAIOR FEIRA NACIONAL DE RADIOAMADORES DO BRASIL




contato com Celso PY2-TIL:(12)9102-9041 ou (12)8842-6496 -Email: alinco@ig.com.br

sexta-feira, 23 de maio de 2014

COMO CALCULAR UMA ANTENA DIPOLO

CÓDIGO “Q” 
CÓDIGO FONÉTICO INTERNACIONAL
Os códigos existem para facilitar a comunicação.
Utilize-os quando necessário. Lembre-se de que tudo o que é demais prejudica. Portanto, sugerimos que você não fique apenas falando em código ou repetindo gírias e chavões. O bom radioamador não deve se comportar como o papagaio, que só repete o que ouve, mas não raciocina sobre o que fala.
Simplesmente... CONVERSE! 
QRA - Nome da estação
QRB - Qual a distância?
QRD - Qual a sua localização
QRG - Freqüência de operação
QRI - Tonalidade de sinais (1 a 5)
QRH - Sua freqüência varia
QRK - Inteligibilidade dos sinais (1 a 5)
QRL - Estou ocupado, não interfira
QRM - Interferência de outra estação
QRN - Interferência atmosférica ou estática
QRO - Aumente sua potência
QRP - Diminuir sua potência
QRQ - Manipule mais rápido
QRR - S.O.S. terrestre
QRS - Manipule mais devagar
QRT - Vou parar de transmitir
QRU - Você tem algo para mim?
QRV - Estarei à sua disposição
QRW - Estação “X” chama em ...KHz/s
QRX - Aguarde sua vez de transmitir
QRY - Quando será minha vez de transmitir
QRZ - Quem me chama?
QSA - Intensidade dos sinais
QSB - Seu sinal varia
QSD - Sua Transmissão é defeituosa
QSJ - Taxa, dinheiro
QSL - Entendido, confirmado
QSM - Repita a última mensagem
QSN - Escutou-me?
QSO - Comunicado, contato
QSP - Retransmissão de mensagem de outra estação
QST - Comunicado de interesse geral
QSU - Transmitir ou escutar em KHz/s
QSV - Transmita uma série em “V”
QSW - Transmitirei nesta ou em outra freqüência
QSX - Escutarei sua chamada em ...KHz/s
QSY - Vou transmitir em outra freqüência
QSZ - Devo transmitir cada palavra ou grupo?
QTA - Anule a mensagem anterior
QTB - Concordo com sua contagem de palavras
QTC - Mensagem, Notícia
QTH - Local da estação
QTR - Horas
QTX - Sairei por tempo indeterminado
QUD - Recebi seu sinal de urgência
QUF - Recebi seu sinal de perigo
QAP - Permaneça na escuta
 

Como calcular uma antena dipolo. Para os Radioamadores mais experientes, esse assunto não deve despertar muito interesse. Porém, é comum que radioamadores novatos fiquem com dúvidas quando necessitam fazer suas próprias antenas dipolos ou v invertidos.
As antenas tipo dipolos mais utilizadas são as do tipo de 1/2 onda, ou seja, grosso modo, uma antena de 1/2 onda tem metade do comprimento da faixa que vai operar. Por exemplo, uma antena para a faixa dos 80 metros vai ter aproximadamente 40 metros de comprimento total. Uma antena para 20 metros terá 10 metros de comprimento.O modo clássico de se fazer uma boa e simples antena, passa por uma formulinha matemática que os radioamadores utilizam desde a era das válvulas. 
C total = 142,5
f (MHz) 
Onde C total é o comprimento do dipolo em metros, 142,5 é uma constante e f (MHz) é a freqüência central que se deseja operar.Desta forma, se desejarmos construir uma antena para operar na faixa de 40 metros, por exemplo, primeiro defina qual será a freqüência central. Se o seu objetivo é operar principalmente em CW (telegrafia), centralize sua antena em 7.025 kHz (que é a mesma coisa que 7,025 MHz), pois a faixa de operação em CW inicia em 7.000 e vai até 7.050 kHz.Se sua preferência for por SSB a freqüência central deverá ser calculada para mais acima, 7.100 kHz por exemplo.Para efeitos de exemplo, vamos partir do princípio que Você adora CW (olha que hoje não são muitos, mas os poucos que gostam, sabem como é bom!) e precisa de uma dipolo para operar na sub-faixa.Então, voltando à fórmula, C total = 142,5 / 7,025MHz, de onde obtemos o resultado de 20,28 (Vinte metros e vinte e oito centímetros).A antena deverá ter 10 metros e 14 centímetros para cada lado. Para que se possa fazer os ajustes práticos, recomendamos que deixe uns 5 ou 6 cm à mais de fio, para ir reduzindo se necessário.Utilize fio 12 ou 14, da antiga medida AWG, ou seu equivalente em mm. Pode-se usar fio comum encapado, do tipo usado em instalações elétricas. Uma forma barata de se fazer um isolador central é usar um T de PVC encontrado nas boas casas de hidráulica de sua cidade. Os isoladores laterais podem ser feitos com pequenos pedaços de acrílico ou outro material isolante.
Utilize cabo coaxial de 50 Ohms tipo RG 58 (fino) ou RG-213 (grosso) de boa qualidade para fazer a descida até o transceptor. Aí vem uma pergunta inevitável:
Quantos metros de cabo devo usar ?Resposta: quantos metros forem necessários para alcançar o transceptorExiste uma" lenda" entre radioamadores que ocomprimento do cabo reduz estacionária e que se não for múltiplo de tal medida a antena não funcionará de acordo. Pura balela. Desde que o cabo utilizado seja de boa qualidade, sua impedância será de 50 Ohms, a mesma impedância do rádio. É claro que quanto maior o cabo maior será a perda da potência irradiada. Para compensar essas perdas (que serão sentidas principalmente se seu TX for de baixa potência), é aconselhável gastar um pouco mais e usar o cabo RG-213 (grosso).Tudo pronto. Agora é só pegar aquele superconfiável medidor de R.O.E. (estacionária) que caso você não tenha, o pessoal empresta e com muita paciência ir ajustando a estacionária para que se consiga a medição mais baixa.
Inicie pela freqüência central, em nosso exemplo, sintonize o rádio em 7.025 kHz. É nesta freqüência que a R.O.E. deve ser a mais baixa, aumentando gradativamente para cima ou para baixo desta QRG. Peça para um colega ficar próximo à antena e ir reduzindo seu comprimento em ambos os lados de 1 em 1 centímetro. Para não cortar o fio, simplesmente encurte a antena e enrole a sobra. Após cada redução, confira a R.O.E. até encontrar um ponto em que a estacionário chegue no mínimo possível. Você vai precisar de uma boa dose de paciência até encontrar a medida ideal.
Nesta operação, um cuidado precisa ser tomado. Jamais transmita enquanto seu amigo estiver tocando a antena, para evitar possíveis choques indesejáveis.
A antena pode ser montada como um dipolo (na horizontal), ou como um V-invertido, com um ângulo no vértice do V de aproximadamente 90 graus. Em ambos os casos orientem a antena de forma que fique "de frente" para a região que você tem mais interesse em falar. Por exemplo, se você está em São Paulo e tem interesse maior em fazer contatos com o norte e sul, monte a antena de forma que fique de frente para essas regiões.Outro detalhe muito importante é montar sua antena o mais alto possível em relação ao solo.Simples, fácil e barata sua antena chegará muito além do que você imagina, proporcionando QSO's agradáveis e muitos DX's !
Celso PY2-TIL 

Nenhum comentário: